No Ar

No Ar
Esta passando agora

A nova Super Maquina

A nova Super Maquina
Destaques

R7.COM

R7.COM
Ja esta no ar

domingo, 12 de julho de 2009

História da Empresa Record


Bem vindo a Rede Record

CONHEÇA A HISTÓRIA DA TV COM CALOR HUMANO

Às 20 horas do dia 27 de setembro de 1953, era exibido um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

Naquela época, só a TV Tupi estava no ar. Uma grande concorrente que a RECORD enfrentou mas, que já na década seguinte, conseguiu superar. A sorte estava lançada e a história da emissora que mais contribuiu para a evolução da música popular brasileira estava começando. Equipada com o que havia de mais avançado na época, causou impacto na imprensa. O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou uma matéria de página inteira com o título: "Entra no ar em São Paulo uma das maiores tevês do mundo". Estava provado que a ousadia dos proprietários, a família Machado de Carvalho, valia a pena.

Nos estúdios da TV Record, a garota propaganda Lucy Reis (1958) A primeira transmissão interestadual de um jogo de futebol foi uma aventura digna dos filmes de western. Os técnicos da TV Record enfrentaram lama e contaram com a ajuda do lombo de burros para instalar microondas no topo de morros no Vale do Paraíba, com telas de galinheiro. Até esse dia, o sinal de TV nunca tinha ultrapassado um raio de sessenta quilômetros em torno das cidades que tinham estações. A primeira imagem foi do locutor esportivo Silvio Luiz passeando pelo calçadão de Ipanema.

É importante lembrar que a Record era uma das emissoras da família Machado de Carvalho que encabeçava as "EMISSORAS UNIDAS"(de rádio: Rádio Record - SP; Rádio Panamericana - atual Joven Pan, SP; Rádio Bandeirantes, até 1947, quando os Saad a adquiriu; TV Record - Canal 7 de SP; TV Rio - Canal 13 do RJ). Era famosa a história do endereço da Record em São Paulo, na Av. Miruna. Porque o número do prédio é, até hoje 713, que conforme as UNIDAS, seria Record + TV Rio ( 7 +13).

Nos primeiros anos, a emissora dedicou-se a programas musicais como "Grandes Espetáculos União", apresentado por Blota Jr. e Sandra Amaral, tornando-se líder de audiência em pouco tempo. Além de shows, a TV RECORD investiu em telejornais. Mas, a programação esportiva era um dos grandes trunfos da emissora.

Programas como o famoso "Mesa Redonda", criado em 1954 e apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara, fizeram escola na televisão. A emissora resolveu sair em campo e transmitir, ao vivo, partidas de futebol. A partir daí, tornou-se imbatível na cobertura esportiva, transmitindo quase todos os acontecimentos esportivos em São Paulo, como as lutas do Campeonato de Pugilismo. A RECORD foi a primeira emissora a transmitir, ao vivo, o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, em 1956, direto do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

O teatro e o humor também tinham espaço na emissora. Programas como o "Circo do Arrelia", com o palhaço Arrelia, "Praça da Alegria", de Manoel da Nóbrega e a famosa novela "Éramos Seis", fizeram sucesso na década de 60.

Na linha de shows, grandes momentos foram marcados pela apresentação de artistas internacionais nos palcos da emissora. Participaram estrelas como Louis Armstrong, Bill Halley e seus Cometas, Nat King Cole, Sarah Vaughan, Charles Aznavour, Marlene Dietrich, entre outros. A emissora investiu em astros internacionais até 1965, quando houve a ascensão da Música Popular Brasileira. O "Show do Dia 7" foi outro grande momento na programação da emissora, apresentando musicais, desfiles de moda, entrevistas e comédia.

A emissora estreou o primeiro programa de calouros da tevê brasileira. "A Hora do Chacrinha", apresentado por Abelardo Barbosa, o Velho Guerreiro, que se tornou um dos maiores comunicadores do país. Na linha infantil, destaca-se o "Pullman Jr.", comandado por Cidinha Campos e Durval de Souza, que ficou no ar durante 16 anos.

Mas, o grande sucesso de audiência da RECORD, marco na história da televisão brasileira, aconteceu em 1965: "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. A partir daí, a RECORD trouxe para o cenário musical novos talentos como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zimbo Trio e Maria Bethânia, além dos já consagrados Agostinho dos Santos, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Baden Powel e Maysa. Depois veio "Bossaudade", apresentado por Elizete Cardoso e Ciro Monteiro. Roberto Carlos já estava nas paradas e foi convidado para apresentar o programa "Jovem Guarda". A RECORD mantinha o primeiro lugar em audiência. Com todos esses valores musicais, a realização do II Festival da Música Popular Brasileira foi uma conseqüência. Solano Ribeiro foi convidado para dirigir os Festivais da RECORD e o resultado só podia ser um: sucesso total.

Depois vieram "Essa Noite se Improvisa", com Blota Jr. e Sônia Ribeiro, "Alianças Para o Sucesso", "Caras e Coroas", "Guerra é Guerra", "Show em Si ... Monal", "Corte Rayol Show", com Renato Corte Real e Agnaldo Rayol, "Quem Tem Medo da Verdade", "A Hora do Bolinha", "Família Trapo", "Bronco Total" e "A Buzina do Chacrinha".

A Família Trapo merece um capítulo a parte na história da RECORD. Criada em 1967 e escrita por Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares foi, sem dúvida, o humorístico de maior sucesso da televisão brasileira. No elenco, Renata Fronzi, Otelo Zeloni, Cidinha Campos, Ricardo Corte Real, Sônia Ribeiro, Jô Soares e Ronald Golias. A Família Trapo liderou a audiência no horário durante três anos e fez escola.

Record - 1953Record - 1977Record - 1990Record - 1991Record - 1996

O jornalismo também foi pioneiro na emissora. Em 1972, o jornalista Hélio Ansaldo estreou um telejornal diferente que, além de informar, debatia os temas em pauta, com a participação de especialistas. Era o "Tempo de Notícias" que depois passou a se chamar "Record em Notícias", e foi apresentado por Murillo Antunes Alves, até 1996.

No final dos anos 70, a RECORD enfrentou vários incêndios, além da concorrência que crescia com a entrada de novas emissoras no ar. Mas, mesmo assim, o Canal 7 detinha o segundo lugar em audiência em São Paulo. Foi nessa época que Sílvio Santos, empresário e comunicador, passou a fazer parte da TV RECORD.

Surge então, uma nova fase na emissora. O primeiro passo foi investir na expansão da tevê, visando a cobertura total do Estado de São Paulo. Depois, foi a vez de estrear novos programas como a reedição de "Almoço com as Estrelas", o infantil "Bozo", "Sala Especial", o humorístico "Dercy aos Domingos", com a irreverente Dercy Gonçalves e o "Perdidos na Noite", com Fausto Silva. Em 83, entra no ar o programa feminino "A Mulher dá o Recado", que passou a se chamar "Nova Mulher", apresentado pela jornalista Beth Russo. O programa "Especial Sertanejo", com Marcelo Costa, passou a fazer parte do elenco da RECORD em 1984, lançando os grandes nomes da música sertaneja. O jornalismo também ganhou nova força. Danti Matiussi assumiu a direção do departamento e colocou no ar o "Jornal da Record", comandado por Paulo Markun e Silvia Poppovic, mais tarde, apresentado por Carlos Nascimento.

Em 1991, muda o controle acionário da emissora e começa uma nova fase, passa das mãos de Silvio Santo (sócio majoritário) e Paulo Machado de Carvalho (no momento havia se tornado o sócio minoritário) para as mãos da Igreja Universal do Reino de Deus, comandada pelo Bispo Edir Macedo. A RECORD entra com uma nova programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe. Séries e filmes foram comprados, resgatando alguns sucessos de sua história. Nessa nova gestão, a RECORD passa a ser rede. Antes, contava apenas com São Paulo, Franca e São José do Rio Preto. Veja aqui as emissoras pertencentes a REDE RECORD. Um grande nome surge na programação da emissora, em 1993. Com um programa feminino chamado "Note e Anote", Ana Maria Braga mostrou ao telespectador que veio para ficar. De 1991 a 1995, a REDE RECORD passou por grandes mudanças, transformando-se em uma grande tevê brasileira e voltando aos tempos áureos de sua inauguração.

Em 1995, a REDE RECORD investiu pesado em equipamentos e mudou de sua antiga sede no bairro do Aeroporto, para uma nova instalação, na Barra Funda. A partir daí, a emissora passou a contar com os equipamentos mais sofisticados da televisão brasileira. No final de 1995, a emissora colocou no ar o programa "Cidade Alerta" que, desde os primeiros meses foi sucesso absoluto e emplacou como jornalístico popular. Seu sucesso foi tão grande que o programa logo elevou os índices de audiência no horário e ocupou, por várias vezes, a segunda colocação na grande São Paulo.

Record - Década de 60

1996 foi um ano de crescimento para a REDE RECORD. A emissora elevou os índices de audiência e consolidou o terceiro lugar, passando a disputar a vice-liderança. Eduardo Lafon, Diretor de Programação da Rede, firmou a programação da emissora em jornalismo, cinema, esportes e shows. Nessa época, surgiram os programas Ana Maria Braga que, ao lado do Especial Sertanejo e do Quem Sabe ... Sábado!, com Renato Barbosa, passaram a compor a linha de shows da emissora. REDE RECORD, A NOVA FORÇA DO ESPORTE tornou-se slogan da emissora, quando foram contratados profissionais da área esportiva. A partir daí, a REDE RECORD passou a cobrir os grandes eventos esportivos e deu um grande salto. A equipe da emissora foi para Atlanta e cobriu os Jogos Olímpicos de 1996.

A REDE RECORD, em 1997, continuou com as contratações e investimentos em tecnologia e expansão de rede. Boris Casoy foi um dos contratados, que reforçou o jornalismo, impondo credibilidade e imparcialidade. Carlos Massa, o Ratinho, veio para a RECORD no segundo semestre de 1997 e foi considerado o grande fenômeno de comunicação do ano. Com isso, a REDE RECORD reforçou seu núcleo de profissionais. Outro grande destaque, ainda em 97, foi a implatação do núcleo de teledramaturgia que produziu minisséries e uma novela, "Canoa do Bagre", com grande sucesso. No segundo semestre, uma parceria com a VTM Produções foi criada e, com isso, mais seis minisséries foram ao ar, além de uma superprodução intitulada "Desafio de Elias", que foi vendida para sete países. São eles: México, Chile, Panamá, Equador, Venezuela, Colômbia e Porto Rico. A partir desse período, importantes nomes da teledramaturgia brasileira voltaram a participar das produções da emissora. Entre eles, Gianfrancesco Guarnieri, Othon Bastos, Lolita Rodrigues, Márcia Real e Sérgio Viotti. Para atender todo o crescimento da rede, a frota de veículos foi trocada e todos os departamentos foram informatizados.

REDE RECORD TODO MUNDO VÊ marcou o ano de 98. Com este slogan e uma programação diversificada, a emissora elevou os índices de audiência, aumentando a média mensal e confirmou seu crescimento. Novamente em parceria com a VTM, foi produzida a novela Estrela de Fogo, que trouxe grandes nomes como Fúlvio Stefanini e Cristina Prochaska de volta às telas. Filmes premiadíssimos foram comprados reforçando o acervo de longa-metragens da REDE RECORD. Títulos como "O Paciente Inglês", "A Poderosa Afrodite", "O Outro Lado da Nobreza", "O Quinto Elemento" e "Breakdown". As séries mais premiadas da tevê mundial também foram compradas. Entre elas, estão os sucessos mundiais "Arquivo X" (The X-Files), "Millennium" (Millennium) e "Edição de Amanhã" (Early Edition).

Também na área técnica, a REDE RECORD superou as expectativas e investiu no que há de melhor e mais moderno. Novos estúdios, transmissores com maior potência, unidades móveis, "Sillicon Graphics", equipamentos digitais com câmeras de última geração, som e iluminação para uma imagem perfeita no ar. A potência do transmissor passou de 30 KW para 60 KW. A antena e o transmissor estão instalados no edifício Grande Avenida, na Avenida Paulista. O helicóptero Águia Dourada da REDE RECORD, um dos mais modernos do mundo, começou a sobrevoar a cidade de São Paulo.

A expansão da rede não pára. Hoje, a REDE RECORD conta com 63 emissoras entre próprias e afiliadas e centenas de retransmissoras espalhadas por todo território nacional. A Copa do Mundo 98 foi outro importante passo da emissora em coberturas esportivas. Mesmo com pouco tempo para preparar as transmissões e uma equipe reduzida, a REDE RECORD conseguiu fazer uma cobertura de primeira, mostrando tudo o que aconteceu na França, no último mundial do século. Fala Brasil, uma revista jornalística diária, Repórter Record com Goulart de Andrade e Disque Record, com Gilberto Barros também estrearam neste ano. Outro grande lançamento de 1998 foi o infantil Vila Esperança que resgatou a fase de programas infantis inteligentes, instrutivos e divertidos, que há muito tempo não se via na tevê. Na mesma semana, Gilberto Barros estreou o LEÃO LIVRE, um programa feito para o povo, em horário nobre.

Record - Início da Década de 70, quando a cor chegou ao canal

Em outubro de 1998, a REDE RECORD adquiriu sua primeira unidade móvel totalmente digital: um caminhão com quatro câmeras, um switcher e 3 vts com slow-motion. A unidade conta também com dois geradores próprios de energia. Mas, os investimentos não param. A emissora também adquiriu um carro de UP link que proporciona o fechamento de links direto do satélite, de qualquer lugar, através de uma parabólica colocada sobre o veículo, sem a necessidade de conexão com a Embratel ou outra empresa de telecomunicações. Para dar continuidade ao projeto de crescimento, a REDE RECORD investe em contratações. O jovem ganhou espaço na emissora com o Galera, apresentado por Alexandre Frota e Juliana Garavatti. Para reforçar a afirmação: Lugar de Criança é na Record, o gênero infantil ganhou força com a contratação da apresentadora Eliana. Na linha de shows, um nome de peso passou a compor o "cast" da emissora: Raul Gil. Foi produzida a segunda fase da novela ESTRELA DE FOGO, a novela que virou sucesso na reimplantação da teledramaturgia da emissora. Em novembro de 1998, José Paulo Vallone assumiu a Direção de Programação na emissora, permanecendo no cargo até 22 de Setembro de 1999. O executivo implantou novos programas, de gêneros distintos, na REDE RECORD.

1999 - Um ano marcado de novidades. Quando a nova direção propôs investimentos e mudanças, ela não decepcionou. Apostou em novas contratações e novos programas, mudou o perfil da grade de programação, criando um rosto novo para a emissora.

Para preencher o espaço da teledramaturgia deixado pela produção da novela Estrela de Fogo - 2ª Fase, entrou LOUCA PAIXÃO. Um remake de "2-5499, Ocupado", primeira novela diária da televisão brasileira, exibido em 1963 pela TV Excelsior. LOUCA PAIXÃO, que atingiu a excelente média de 12 pontos no ibope, contou com um elenco de peso, com nomes como os de Maurício Mattar e Karina Barum.

Reforçando a linha de shows na tela da RECORD, o público foi presenteado com musicais como o AMIGOS E SUCESSOS, programa que reuniu música e emoção na medida certa, com apresentadores variados.

Empenhado nestas mudanças, o diretor de programação José Paulo Vallone, não parou por aí. A idéia de criar um novo programa, com um novo formato se realizou: SEM LIMITES PRA SONHAR, que também só poderia ser apresentado pelo carismático FÁBIO JR. Com exibição semanal, o programa conta com vários quadros e com um cenário totalmente diferente e sofisticado.

Para dar ainda mais um tom de harmonia, a programação apostou no humor. ESCOLINHA DO BARULHO surge na tela da Record com uma turma do barulho. Mas estes alunos não estão muito interessados em estudar, as palavras de ordem são muita diversão e alegria.

Os bastidores da REDE RECORD, já estão dando o que falar. ZAPPING está à frente de todos os acontecimentos. Apresentado por Virgínia Nowicki, o programa mostra a realidade por trás das câmeras, erros de gravação, detalhes de filmagens, entrevistas com personalidades. Nada escapará das lentes de ZAPPING.

Até o final do milênio, os maiores sucessos de bilheteria com astros internacionais e aclamados diretores passarão pela tela da RECORD. A emissora comprou um pacote de mais de quarenta longa-metragens que foram exibidos em sessões semanais. Ação, Suspense, Drama, Romance, Comédia, Terror e muita Aventura.

O gênero infantil não fica atrás. Para alegrar a criançada, a RECORD adquiriu novos desenhos. Um deles é o famoso Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango, O Recruta Zero e o polêmico POKÉMON. Nas tardes de domingo, mais uma opção para o telespectador. ELIANA NO PARQUE, com um público diversificado - até então restrito ao infantil - atrai não só a participação dos jovens, como também de toda a família. Um programa recheado de atividades e gincanas, envolvendo disputas culturais e esportivas entre escolas. Completando a grade do domingo, foi produzido o FALA BRASIL - EDIÇÃO DE DOMINGO. No ar até julho, o jornalístico era apresentado por José Luiz Datena, Adriana de Castro e Rosana Hermann.

O Departamento de Jornalismo ganha um novo diretor, José Luiz Gonzaga Mineiro, que vem com prioridades: remodelar o departamento, qualificar as notícias e implantar uma cobertura internacional com correspondentes. Um compromisso com o telespectador.

O programa de maior destaque da tevê brasileira e que mais se identifica com a mulher de hoje, ganha um novo rosto. À frente do NOTE ANOTE, Cátia Fonseca. Contrariando inevitáveis comparações com sua antecessora, Cátia imprimiu o seu próprio estilo. Seu jeito descontraído, doce e discreto, aos poucos conquistou o telespectador, mantendo a audiência do programa.

Em setembro estreou o TV GENTE, programa que também possui um quadro diário no Note e Anote. Apresentado por Nelson Rubens, o dominical mostra as fofocas e os bastidores das badalações do mundo artístico.

Já em outubro, o jornalismo da RECORD recebeu o reforço do SÃO PAULO NOTÍCIA. Apresentado por Eleonora Paschoal e Miguel Dias, o noticiário era exibido das 13h às 14h.

Em 1999 também estreou QUARTA TOTAL, uma produção alegre e descontraída, que reúne toda a família numa só torcida e com apresentação de Gilberto Barros, sempre às quartas-feiras

Em setembro de 1999, a Direção de Programação da REDE RECORD ganha um novo profissional: Marcus Aragão. Ex-assessor da presidência da emissora, o executivo tem em seu currículo 4 anos de RECORD, tendo tramitado por quase todos os setores da Empresa. Com a proximidade do final do ano, é dele a responsabilidade de produzir e programar os especiais que irão comemorar as festas, bem como a formatação da grade de programação do ano 2000. A REDE RECORD entrou com o pé direito no ano 2000. Em parceria com a BBC de Londres, a emissora transmitiu o "2000 Hoje", programa que mostrou as comemorações da virada do ano, realizadas nos quatro cantos da Terra. Uma transmissão que deu bastante prestígio e visibilidade a Record, pelo eneditismo e qualidade do projeto.

Formatada por Marcus Aragão, diretor de programação da emissora, o canal estreou várias produções e até lançou novos talentos. Entre eles ED BANANA, apresentado por Edilson Oliveira, que até então só atuava como ajudante de palco de Eliana com o personagem Chiquinho. A produção, descontraída e tropical, ficou no ar até abril do mesmo ano para, posteriormente, ser reformulado. O RISOS E CASSETADAS, dentro da linha do humor, mesclou "pegadinhas" com "videocassetadas" e as imitações de Sandro Almeida, um humorista paraense descoberto no Programa Fábio Jr.

Gilberto Barros ganha seu segundo programa na Record: o DOMINGO SHOW, um divertido game musical, que tem como participantes atores, cantores, modelos e esportistas. Ainda na linha de game, a emissora lançou o Top TV, usando como mote os 50 anos da televisão brasileira nas perguntas formuladas.

A turminha teen ganhou um moderno e diferente programa: o PROGRAMA DA HORA, apresentado pela menina cantora Thaís Pina. E, dentro da programação infantil, o ELIANA & ALEGRIA teve sua audiência aumentada em 100%, sendo o programa que mais cresceu nos últimos 12 meses. A produção, apresentada pela charmosa e bela Eliana, ganhou novos desenhos como POKÉMON - um grande sucesso entre as crianças, tornando-se líder de audiência -, bem como ULTRAMAN TIGA e DONKEY KONG. Na linha desenho animado ainda foram lançados o FUTURAMA e o BEAST WARS. Novos anos de seriados consagrados da Record também entraram na programação 2000, tais quais LASSIE e TERRA - CONFLITO FINAL. O lendário RIN-TIN-TIN, original colorizado, foi uma das grandes estréias no gênero seriado, assim como O CORVO.

No âmbito do esporte, a emissora, em parceria com a Octagon Koch Tavares, estreou o ESPORTE RECORD, apresentado por Adriana Colin e com entrevistas de Wanderley Nogueira. Na mesma parceria, a Record transmitiu os maiores mundiais de tênis, incluindo o de Roland Garros que deu o título de número 1 do mundo ao brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga. A partida final deu o primeiro lugar a Record, com 13 pontos de média e pico de 25.

O ano também foi bastante marcado pela reimplantação da teledramaturgia da emissora, que até fevereiro de 2000 co-produzia novelas. No dia 8 de maio estreava MARCAS DA PAIXÃO, às 20h, escrita por Solange Castro Neves e dirigida por Atílio Riccó, tendo Irene Ravache, Claudio Cavalcanti, Nathália Thimberg e tantos outros medalhões das telenovelas brasileiras. Já vislumbrando um segundo horário para suas próprias produções no gênero, foi lançada a mexicana OLHAR DE MULHER no horário das 21h.

No segundo semestre de 2000, estreou na RECORD a novela VIDAS CRUZADAS, a primeira novela moderna que se passa na Bahia e não possui nenhum sotaque se quer; isto, ao mesmo em que enfoca os encontros pela Internet como um costume normal da juventude brasileira.

O jornalismo da RECORD, dirigido por Luiz Gonzaga Mineiro, sofreu algumas reformas: o JORNAL DA RECORD - 2ª EDIÇÃO passou a ser apresentado por Salette Lemos e o SÃO PAULO NOTÍCIA ganhou o reforço de Rodolfo Gamberini na apresentação com Simone Queiroz.

Hoje a Rede RECORD possui em seu grupo da REDE FAMÍLIA, totalmente voltada para a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), e a REDE MULHER, que em 5 de março de 2001 mudou-se para a primeira sede da Record, na Av. Miruna, 713, reformando o prédio e alojando os seus novc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog R7.com

Rede Record ao vivo

Rede Record europa

Rede Record Internacional

Record Entretenimento

Radio Record

Estituto Ressoar